quinta-feira, 12 de março de 2009

Novidade!

Oi gente!, a partir de hoje estarei colocando aqui nomeu blog as anotações que faço durante a aula. São úteis para todos vcs q fazem direito comigo! Então... vamos lá!!!

Aula de Sociologia Jurídica e Judiciária 12/03/09

Legitimidade e Direito

I- A Sociologia de Max Webber
-Ação Social
-Direito. Ação Social. Racional. (legalidade)

II- Legalidade e Legitimidade.
-Poder
-Tipos de dominação. Legal (direito), tradicional (costumes e tradições) e carismática (pessoal, subjetiva)

Vamos as anotações:
Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.(Max Webber) Max é um alemão, protestante que fez este livro nao para criticar a religião, mas para entender... Os países protestantes desenvolvem mais o capitalismo que os países católicos. Por exemplo: EUA e Alemanha. Porque eles trabalham e "louvam à deus" com o trabalho.

A religião tbm é tradição, por isso as pessoas falam que são católicos não praticantes.Fazem batismo e tal mas não frequentam a igreja.

Ação Social para Max Webber--> Conduta humana (ato, missão, ou permissão) que tem um significado racional e subjetivo direcionado para a sociedade. Ou seja, como estuda, como se alimenta, se tem fé ou não, é um comportamento social. Tem seu lado subjetivo mais é racional. existe uma racionalidade no comportamento.

A primeira racionalidade do Direito é a legalidade. A legitimidade é a crença nessa legalidade. Ex: uma coisa legitima que a sociedade apoia. O presidente é eleito( adquire a legalidade) se tem o carisma e apoio do público te legitimidade se não não tem.

A moda, religião, cultura em geral são formas de dominação. a dominação carismática é qnd uma pessoa exerce influência sobre outra com seu carisma. Ex: Hitler, Hugo Chaves, Ana Paula Valadão, Padre fábio de Melo e por ai vai...

webber estuda política, direito e economia.

Todo poder é exercido por violência, é um exercício de violência. E essa violência pode ser legal ou nao. O direito é um exercício de violência legal.

O Estado exerce violência sobre o povo e de uma maneira direfenciada. O Estado tem o monopólio do poder. Ele, quer o indivíduo aceite ou nao o Estado pode exercer poder.


Bom foi isso... por hoje é só... até amanha!!!

0 comentários:

 

Você esta sendo redirecionado... Aguarde....